Vantagens do marketing digital para empresas: um estudo em Santa Maria-RS

Autores

  • Pamela Brum Reghelin
  • Naíse da Silva Manganeli
  • Vanessa Almeida da Silva

Resumo

O marketing está passando por mudanças no que se refere quanto a formas de contato e comunicação com o mercado consumidor, sofrendo uma transição contínua dos meios tradicionais para os meios digitais. Esse estudo busca entender como o marketing digital e as mídias sociais podem ser utilizadas como canais de comunicação entre as organizações e seus clientes, tendo como objetivo analisar as vantagens obtidas pelas empresas decorrentes da utilização do marketing digital. No cenário organizacional, as empresas têm vinculado a tecnologia nas formas de comunicação com os consumidores, diminuindo a distância e provocando uma redução nos custos, buscando maior agilidade e melhores resultados nas ações de marketing. Essa pesquisa é dedutiva de caráter descritivo, os procedimentos realizados através de uma pesquisa de campo e abordagem caracterizada por uma pesquisa quantitativa. Um questionário foi desenvolvido e aplicado a uma amostra de 46 empresas. Como principais achados, o marketing digital apresentou-se como uma ferramenta importante para as empresas questionadas, as vantagens percebidas pelas ferramentas referem-se à facilidade de atualização, as principais mídias utilizadas pelas empresas são o Facebook e websites, e a ferramenta digital de maior custo x benefício é o Facebook, devido à amplitude de visualizações pelos usuários brasileiros.

Downloads

Como Citar

Reghelin, P. B., Manganeli, N. da S., & Silva, V. A. da. (2016). Vantagens do marketing digital para empresas: um estudo em Santa Maria-RS. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 11(1), 69–85. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1855

Edição

Seção

Artigos