A comunicação em empresas de tecnologia da informação: um estudo com o público-alvo

Luciana Glaeser, Lisandra Taschetto Murini, Élio Sérgio Denardin, Juliana Andréia Rüdell Boligon

Resumo


As empresas de Tecnologia da Informação (TI) enfrentam acirrada concorrência na busca por clientes cada vez mais disputados. Portanto, o objetivo neste estudo foi identificar os canais de comunicação utilizados pelos clientes para a busca de informações sobre empresas prestadoras de serviços na área de TI, Telecom e soluções web.  Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagens qualitativa e quantitativa, do tipo exploratória e descritiva, por meio de um estudo de caso. O público-alvo constituiu-se de 15 empresas prestadoras de serviços na área de informação. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por nove questões fechadas, que abordavam os canais de comunicação pessoais e não pessoais. Os resultados indicam que é dada importância a sugestões de pessoas ou empresas formadoras de opinião e forte utilização das páginas eletrônicas. Percebe-se claramente a necessidade de investir na capacitação e motivação da equipe de trabalho, com o intuito de atingir um bom conceito perante os clientes e parceiros.

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