Mensuração do valor de uma empresa: um estudo de caso da empresa Petrobras

Aline Dagios Dalmolin, Juliana Andréia Rüdell Boligon

Resumo


A avaliação de uma empresa, ou seja, qual o seu valor, é algo que depende de critérios, premissas e circunstâncias. Trata-se de um tema relativamente pouco estudado e que desperta interesse no âmbito acadêmico para uma posterior utilização mais frequente por parte das empresas. Diante disso, neste artigo, os objetivos são: identificar a importância da avaliação de empresas e da gestão baseada no valor; realizar um estudo dos principais métodos de avaliação de empresas e aplicar alguns modelos de avaliação em uma empresa de capital aberto. Foram utilizados dados da empresa Petrobras, que atua no setor de exploração e refino de petróleo, para aplicação de um modelo de avaliação de empresa. Concluiu-se que todos os modelos estudados estão voltados ao valor contábil das empresas. A Petrobras tem valor de mercado atual avaliado em R$ 130 bilhões, sendo sua marca avaliada em R$ 19,3 bilhões de reais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.