Mensuração do valor de uma empresa: um estudo de caso da empresa Petrobras
Resumo
A avaliação de uma empresa, ou seja, qual o seu valor, é algo que depende de critérios, premissas e circunstâncias. Trata-se de um tema relativamente pouco estudado e que desperta interesse no âmbito acadêmico para uma posterior utilização mais frequente por parte das empresas. Diante disso, neste artigo, os objetivos são: identificar a importância da avaliação de empresas e da gestão baseada no valor; realizar um estudo dos principais métodos de avaliação de empresas e aplicar alguns modelos de avaliação em uma empresa de capital aberto. Foram utilizados dados da empresa Petrobras, que atua no setor de exploração e refino de petróleo, para aplicação de um modelo de avaliação de empresa. Concluiu-se que todos os modelos estudados estão voltados ao valor contábil das empresas. A Petrobras tem valor de mercado atual avaliado em R$ 130 bilhões, sendo sua marca avaliada em R$ 19,3 bilhões de reais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









