A influência da religião no desempenho de escolares provenientes de uma comunidade vulnerável, Santa Maria, RS
DOI:
https://doi.org/10.37777/1000Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a influência da religião no desempenho de escolares provenientes de uma comunidade vulnerável do município de Santa Maria - RS. Foi realizado um estudo transversal com 435 escolares do ensino fundamental e médio, representativos de seis escolas públicas. Os dados foram coletados entre os meses de outubro/2011 e março/2012, por meio de um questionário realizado na forma de entrevista. Inicialmente, foi realizada a análise descritiva dos dados. Após, para verificar a associação entre as variáveis independentes e reprovação, foram calculadas as razões de chances (OR) com os respectivos intervalos de confiança (IC) a 95%. Inicialmente a análise univariada foi conduzida e, por fim, foi realizada a análise múltipla. Estudantes com mais de 14 anos (OR 6,4; IC 95% 3,3-12,6)e que não acreditavam em nenhuma religião (OR 2,0 CI95% 1,2-3,5) apresentaram uma maior chance de ter um pior desempenho escolar. Portanto, conclui-se que a religião pode ser considerada um fator de risco para o desempenho escolar em comunidades vulneráveis.Downloads
Publicado
2016-03-16
Como Citar
Guerra, L. R., Backes, D. S., Zanatta, F., Costenaro, R. S., Rangel, R., Bertoldo, J. V., Kruel, C. S., & de Mattos, K. M. (2016). A influência da religião no desempenho de escolares provenientes de uma comunidade vulnerável, Santa Maria, RS. Disciplinarum Scientia | Saúde, 13(2), 153–161. https://doi.org/10.37777/1000
Edição
Seção
Artigos