Disciplinarum Scientia | Saúde

A Revista Disciplinarum Scientia (RDS) é um periódico on-line quadrimestral organizado pela editora Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 1982-2111, na versão impressa e, a partir do v. 11, n. 1 de 2010, sob número 2177-3335, na versão on-line. Possui acesso livre e gratuito e utiliza o processo de avaliação de artigos por pares (peer review).

Tem a missão de publicar e disseminar trabalhos científicos inéditos que sejam relevantes para a área da saúde. É uma revista inter e multidisciplinar, arbitrada e aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. A revista publica artigos em português, em espanhol e em inglês, com modalidades de publicação artigos originais, reflexões teóricas e relatos de experiência.

As publicações da Disciplinarum Scientia Saúde contemplam as seguintes áreas de conhecimento: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e afins. São aceitos trabalhos de acadêmicos de graduação (com aval de um pesquisador) e de pós-graduação, bem como de pesquisadores. Além das edições regulares, também podem ser disponibilizadas edições especiais, conforme demanda. A publicação possui o prefixo DOI 10.37777.

A política editorial da Disciplinarum Scientia Saúde limita o número de publicação de artigos, por autor, de duas publicações por ano, independentemente de sua posição na autoria; e não permite a re-submissão de versão modificada de artigo rejeitado.

O manuscrito não deve conter identificação do autor ou dos coautores. Além disso, o texto não pode apresentar quaisquer dados e/ou metadados que permitam a identificação dos autores durante a avaliação como: nome e filiação institucional; nomes de projetos e coordenadores de projetos; agradecimentos; financiamentos.

Todos os autores deverão ser cadastrados na plataforma da revista. Quando o trabalho for escrito por vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um.

O manuscrito não pode estar sendo avaliado para publicação em outro periódico.

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: rdssaude@ufn.edu.br


..............................................................................................................................................................................................................

PRÓXIMOS NÚMEROS

2021/01: Trabalhos de conclusão de curso
Submissões de manuscritos relacionados a pesquisas de conclusão de cursos voltados a área da saúde de diferentes instituições de ensino superior (IES). Os manuscritos podem ser enviados em português, em espanhol e em inglês, com modalidades de publicação artigos originais, reflexões teóricas e relatos de experiência.
 

2021/02: Trabalhos de programas de residência e Pet Saúde Interprofissionalidade
Submissões de manuscritos voltados para programas de residências da Universidade Franciscana e demais Instituições de Ensino Superior (IES), realizados durante a vivência dos residentes nos diferentes cenários de práticas. Além disso, submissões vinculadas aos objetivos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Interprofissionalidade da Universidade Franciscana e demais IES, que buscam compartilhar experiências interprofissionais realizadas nos grupos tutoriais a partir do convênio estabelecido com o Ministério da Saúde. Os manuscritos podem ser enviados em português, em espanhol e em inglês, com modalidades de publicação artigos originais, reflexões teóricas e relatos de experiência.
 

2021/03: Trabalhos de Programas de Pós-Graduação da Área da Saúde
Submissões vinculadas a programas de pós-graduação da área da saúde da Universidade Franciscana e demais programas de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Os manuscritos podem ser enviados somente em inglês, com modalidades de publicação artigos originais e reflexões teóricas.
 
A Disciplinarum Scientia adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo. Isso significa que à medida que um artigo está pronto e editorado, ele será publicado. Desta forma, os manuscritos podem ser submetidos até 15 de agosto de 2021, independente de sua edição. Ao submeter o manuscrito é necessário identificar na submissão qual a edição desejada.

 

Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima.


v. 21, n. 1 (2021)

Sumário

Artigos

Elizabeth Campos, Mônica Spinelli
PDF
1-15
Tainara Oliveira Andreeti, Douglas Casarotto de Oliveira, Janine Gudolle de Souza
PDF
17-33
Denise de Sousa Menezes, Kelly Souza Costa, Vanessa Gomes Antonioli, Jéssica Moreira Fernandes, Angelo César Jacomossi, Lilian Pacchioni Pereira de Sousa, Vivian Aline Preto
PDF
35-48
Stefani Gabriela da Silva dos Santos, Fernanda Lencina de Amarante, Ana Paula Brutti Linhatti, Suani Feltrin da Silva, Joyce Nagera Braz, Felix Miguel Nascimento Guazina
PDF
49-58
Angélica Lucion Farinha, Claudia Maria Ferrony Rivas, Keity Laís Siepmann Soccol
PDF
59-66
Tanise Schorn Rodrigues, Lenise Dutra da Silva, Dirce Stein Backes, Luciane Najar Smeha, Léris Salete Bonfanti Haeffner
PDF
67-75
Danieli Londero da Silveira, Tatiana Militz Perrone Pinto, Cátia Rubinstein Selistre, Juliana Romanini
PDF
77-88
Allassia Garcia Moreira Silva, Angelina Holderbaum da Cruz, Nadiesca Taisa Filippin, Franceliane Jobim Benedetti
PDF
89-100
Júlia Schmitt Neves, Luciana Mello da Silva Mello, Malwiani Aparecida Caumo, Natasha Gazzolla Sporquio, Franceliane Jobim Benedetti, Tereza Cristina Blassi
PDF
101-109
Eluize Pivetta, Cristiana Basso
PDF
111-121