Crianças com condições crônicas no contexto escolar: tendências da produção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-014Keywords:
crianças, doenças crônicas, escolas, saúde do escolarAbstract
Objetivo: identificar e caracterizar as tendências da produção científica brasileira em programas de Pós-Graduação acerca de crianças com condições crônicas no contexto escolar. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre os meses de junho e julho de 2022, por meio da combinação de duas estratégias: crianças AND “doenças crônicas” AND escola* com 157 registro, e crianças AND escola* AND “necessidades especiais” com 170 registros. Foram incluídos teses ou dissertações nacionais acerca de crianças com condições crônicas no contexto escolar, independentemente da linha de pesquisa ou área de conhecimento. Os estudos selecionados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: foram incluídos 35 estudos e as evidências foram organizadas em três categorias: limites na vivência de crianças com condições crônicas no contexto escolar, possibilidades e estratégias. Conclusão: A tendência da produção científica brasileira acerca de crianças com condições crônicas no contexto escolar é recente e emergiram dificuldades de interação social, desempenho escolar e afastamento escolar e possibilidades como a criação de vínculos, implementação de programas de ensino para o desenvolvimento das crianças e estratégias de melhorias na formação dos profissionais, ações governamentais e articulação das escolas com os serviços de saúde.
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