Crianças com condições crônicas no contexto escolar: tendências da produção científica brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-014

Keywords:

crianças, doenças crônicas, escolas, saúde do escolar

Abstract

Objetivo: identificar e caracterizar as tendências da produção científica brasileira em programas de Pós-Graduação acerca de crianças com condições crônicas no contexto escolar. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre os meses de junho e julho de 2022, por meio da combinação de duas estratégias: crianças AND “doenças crônicas” AND escola* com 157 registro, e crianças AND escola* AND “necessidades especiais” com 170 registros. Foram incluídos teses ou dissertações nacionais acerca de crianças com condições crônicas no contexto escolar, independentemente da linha de pesquisa ou área de conhecimento. Os estudos selecionados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: foram incluídos 35 estudos e as evidências foram organizadas em três categorias: limites na vivência de crianças com condições crônicas no contexto escolar, possibilidades e estratégias. Conclusão: A tendência da produção científica brasileira acerca de crianças com condições crônicas no contexto escolar é recente e emergiram dificuldades de interação social, desempenho escolar e afastamento escolar e possibilidades como a criação de vínculos, implementação de programas de ensino para o desenvolvimento das crianças e estratégias de melhorias na formação dos profissionais, ações governamentais e articulação das escolas com os serviços de saúde.

Author Biographies

Cíntia Beatriz Goi, Instituto Federal Farroupilha - IFF (Panambi/RS)

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Instituto Federal Farroupilha/Campus Panambi, Rio Grande do Sul, Brasil.

Francisco Junio do Nascimento , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Santa Maria, RS - BR.

Fernanda Duarte Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Doutora em enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Enfermagem, Santa Maria, RS, Brasil.

Karem Azevedo da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sabrina Azevedo Wagner Benetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Técnica Superior Penitenciária, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Andrea Moreira Arrué, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Published

2024-08-15

How to Cite

Goi, C. B., do Nascimento , F. J., Siqueira, F. D., da Silva, K. A., Benetti, S. A. W., Arrué, A. M., & Neves, E. T. (2024). Crianças com condições crônicas no contexto escolar: tendências da produção científica brasileira. Disciplinarum Scientia | Saúde, 25(1), 177–205. https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-014

Issue

Section

Artigos