Tetralogia de Fallot intitulada de síndrome do bebê azul: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Chaiane Ribeiro Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Gabriele Oliveira de Souza Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Jackeline Partica Matos Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Lucimara Aparecida da Silva Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Cláudia Ribeiro de Vasconcelos Orientadora - Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.
  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Coorientador - Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.
  • Elia Machado de Oliveira Colaboradora - Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.37777/2581

Resumen

A Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita comum, que se tornou uma das primeiras patologias a ter sido corrigida cirurgicamente. Objetiva-se com este artigo, abordar a história da doença e apresentar aspectos tais como anatomia e fisiologia cardiovascular, fisiopatologia, abordando fatores de risco, sinais e sintomas. Trata-se de uma revisão narrativa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, e para este propósito, realizou-se a busca de estudos publicados em periódicos nacionais: SCIELO, BIREME, publicados entre os anos 2009 e 2018 e a amostra final se restringiu a 21 artigos, além de livros, manuais e normativas. Entendeu-se que a Tetralogia de Fallot é compreendida por quatro anomalias cardíacas que ocorrem juntas que fazem com que o sangue permaneça desprovido de oxigênio afetando a correta circulação sanguínea, tornando bebês cianóticos. A causa ainda não foi descoberta, mas se sabe que alguns fatores e condições na gestação podem colaborar para o aparecimento da doença. O diagnóstico pode ser feito através de ecocardiografia fetal no pré-parto e no pós-parto através dos exames como eletrocardiograma, radiografia do tórax, cateterismo cardíaco e medição do nível de oxigênio. Seu tratamento é realizado por cirurgia temporária e reparo intracardíaco, pois se o problema não for corrigido, pode acarretar sérias complicações ou até mesmo levar a óbito. Então a realização do pré-natal é uma das medidas de prevenção para o diagnóstico precoce da doença. Conclui-se, portanto, que cabe a equipe multiprofissional a compreensão da problemática, abarcando o manejo do diagnóstico no decorrer da vida de um bebê, não só pelo fato de amenizar, mas também prevenir gravidades evitando comorbidades futuras.

Biografía del autor/a

Chaiane Ribeiro, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Gabriele Oliveira de Souza, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Jackeline Partica Matos, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Lucimara Aparecida da Silva, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Cláudia Ribeiro de Vasconcelos, Orientadora - Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.

Orientadora - Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Coorientador - Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Coorientador - Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Elia Machado de Oliveira, Colaboradora - Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.

Colaboradora - Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.

Publicado

2019-06-21

Cómo citar

Ribeiro, C., Souza, G. O. de, Matos, J. P., Silva, L. A. da, Vasconcelos, C. R. de, Ferreira, W. F. da S., & Oliveira, E. M. de. (2019). Tetralogia de Fallot intitulada de síndrome do bebê azul: uma revisão de literatura. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(1), 37–52. https://doi.org/10.37777/2581

Número

Sección

Artigos