Tendências temporais e análise espacial dos casos de violência ao idoso no estado do Piauí

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5368

Keywords:

Violência; Abuso de idosos; Vigilância em Saúde Pública

Abstract

Introdução: A Organização Mundial da Saúde define violência como o uso intencional de força ou poder, seja por ameaça ou ação, contra si mesmo, outra pessoa, grupo ou comunidade. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de violência contra os idosos no estado do Piauí. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico com abordagem quantitativa, realizado utilizando a plataforma do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os dados dos casos notificados foram tabulados e espaciais foram avaliados pela base pública, as notificações ocorreram entre 2010 e 2022 no Piauí. Resultados: A maioria das vítimas era do sexo masculino (n=740; 54,9%), de cor parda (n=782; 69,6%), possuindo baixa escolaridade (n=237; 46,8%). A faixa etária predominante foi de 60 a 69 anos (n=686; 58,4%). As vítimas estavam casadas (n=534; 52,2%). A violência física foi a mais comum (n=1022; 57,9%). A maioria dos casos ocorreu na residência da vítima (n=819; 75,6%), os principais agressores eram seus filhos (n=216; 23,6%). Em relação à análise espacial, as maiores taxas de violência foram identificadas em sete regiões de saúde. O cluster primário, que inclui as regiões de Entre Rios e Carnaubais, apresenta um risco 1,93 vezes maior de casos de violência. Conclusão: A violência contra os idosos afeta a vida das vítimas principalmente por sofrerem violência física e psicológica. Diante disso, a formulação de políticas de enfrentamento é crucial no combate do agravo.

Author Biographies

Eduarda Vitória Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Discente do Curso de Enfermagem. Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, PI, Brasil.

Maria do Rosário Costa Miranda, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Psicóloga. Docente Associada da Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, PI, Brasil.

Ricardo Henrique Linhares Andrade, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Jamesson Amaral Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA, Campus Parauapebas, PA, Brasil. Cientista de Dados e Big Data Analytics pelo Centro Universitário Estácio de São Luís. São Luís, MA, Brasil.

Joelson dos Santos Almeida, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Enfermeiro. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Doutorando em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Published

2025-11-14

How to Cite

Oliveira, E. V. L. de, Miranda, M. do R. C., Andrade, R. H. L., Gomes, J. A., & Almeida, J. dos S. (2025). Tendências temporais e análise espacial dos casos de violência ao idoso no estado do Piauí. Disciplinarum Scientia | Saúde, 26(1), 165–177. https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5368

Issue

Section

Artigos