Síndromes hipertensivas na gestação na perspectiva de enfermeiras do serviço de atendimento móvel de urgência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5291

Keywords:

Gravidez; Complicações na gravidez; Hipertensão; Serviços médicos de emergência; Enfermagem

Abstract

Objetivo: analisar as percepções e vivências de enfermeiras sobre a assistência às síndromes hipertensivas gestacionais no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Método: estudo qualitativo realizado com oito enfermeiras. Utilizou-se entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temática. Resultados: a maioria das participantes relatou experiência no atendimento às síndromes hipertensivas gestacionais. Elas indicaram a verificação de sinais vitais, instalação de monitorização cardíaca contínua, ausculta de batimentos cardiofetais, punção de acesso venoso periférico, lateralização da gestante e administração de medicamentos. Entretanto, indicaram a ausência de medicamentos anti-hipertensivos para manejo dessas situações, preocupações quanto à assistência à crise convulsiva e o acompanhamento pré-natal inadequado das gestantes. Considerações finais: as enfermeiras demonstraram conhecimentos e habilidades para identificar e manejar as síndromes hipertensivas da gestação. Percebe-se a necessidade de disponibilizar as medicações necessárias para o manejo desses agravos no serviço, além da importância do pré-natal e do controle dos níveis pressóricos.

Author Biographies

Talita Menezes Lopes, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

Enfermeira. Residente do Programa de Enfermagem em Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba/Fundação Estatal de Atenção à Saúde. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Isabeli Emily Chevonik, Fundação Estatal de Atenção à Saúde - FEAS

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Fundação Estatal de Atenção à Saúde, Curitiba, Paraná, Brasil.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (Uruguaiana)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Published

2025-08-04

How to Cite

Menezes Lopes, T., Emily Chevonik, I., & Alende Prates, L. (2025). Síndromes hipertensivas na gestação na perspectiva de enfermeiras do serviço de atendimento móvel de urgência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 26(1), 107–122. https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5291

Issue

Section

Artigos