Contribuição da monitoria na formação acadêmica de profissionais de saúde: uma revisão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-012

Keywords:

Desempenho Acadêmico, Sucesso Acadêmico, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Vivencial, Programas de Graduação em saúde

Abstract

O progresso intelectual é impulsionado pelas interações com o meio, pelo estímulo social, e condições ambientais que estamos inseridos. Com isso, a monitoria acadêmica exerce profundo impacto na edificação de novos saberes, propicia assim um enriquecimento acadêmico, e impactando significativamente nos futuros profissionais da saúde. O propósito do estudo foi realizar uma revisão na literatura sobre importância das vivências em monitoria, e sua contribuição na formação acadêmica em estudantes dos cursos da saúde. Trata-se de uma revisão da literatura, em que a seleção de periódicos foi realizada por meio dos bancos de dados Pubmed, Scholar Google e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os trabalhos revisados evidenciam mudanças benéficas no aprendizado tais como aprimoramento das habilidades situacionais que inclui: escuta ativa, empatia e atendimento humanizado. As vivências refinam aptidões interpessoais, exigindo do aluno criatividade, investigação e pensamento lógico na solução de problemas, ocasiona consciência da sensibilidade didático-pedagógica e autoexpressão favorecendo segurança na compreensão das próprias fragilidades e incentivado a autonomia na construção do saber. Além disso, é etapa inicial para à prática docente. Esses achados são referentes aos discentes graduandos em nutrição, enfermagem, fisioterapia, odontologia, medicina e educação física. Conclui-se que a atividade de monitoria leva a resultados promissores no âmbito social e comportamental, que abrange aptidões interpessoais, refletindo em uma conduta empática favorecendo um atendimento humanizado, além de, impulsionar habilidades do contexto acadêmico e científico como raciocínio lógico, autonomia na construção do conhecimento, segurança, desenvolvimento das fragilidades, fortificação do conhecimento teórico e autonomia na construção de novos saberes.

Author Biographies

Matheus Daros Silva, Universidade Franciscana - UFN

Discente do Curso de Nutrição pela Universidade Franciscana (UFN). Realizou a função de Bolsista de Iniciação Cientifica da Universidade Franciscana (PROBEX/UFN) no projeto Práticas Educativas em Saúde na Comunidade: Promovendo visibilidade do Nutricionista da vigência 2022- 2023, sendo premiado pela A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Franciscana (UFN). Integrante do Grupo de pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN/CNPq). Participou do Programa de Monitoria no Estágio em Nutrição Clínica Ambulatorial (Bolsista), Avaliação e Diagnóstico Nutricional (Voluntário). Realizou de forma voluntária, na disciplina de clínicas Médicas, atendimento clínico ambulatorial do hospital Casa de Saúde, em parceria com a medicina, em especial, endocrinologia.

Elisângela, Franciscan University

He has a degree in Nutrition from Centro Universitário Franciscano (2004), a master's degree in Biological Sciences (Toxicological Biochemistry) from the Federal University of Santa Maria (2007) and a PhD in Biological Sciences (Toxicological Biochemistry) from the Federal University of Santa Maria (2014). He is currently an adjunct professor on the Nutrition course and the Master's degree in Health and Life Sciences at the Franciscan University. He has experience in the area of nutrition, biochemistry of nutrition, working mainly on the following topics: human trials, experimental analysis, intervention studies, antioxidants, oxidative stress, aging, quality of life and collective health.

Tereza, Franciscan University

Graduated in Nutrition from the Northwestern Regional University of the State of Rio Grande do Sul - UNIJUI (1994-1997). Specialization in Nutritional Therapy from the Federal University of Santa Catarina - UFSC (1999-2000). Master in Food Science and Technology from the Federal University of Santa Maria - UFSM (2002-2004). Assistant Professor at the Franciscana University since 2000 Nutrition and Medicine Course. Coordinator of the Integrated Multidisciplinary Assistance group for Caregivers of People with Alzheimer's - AMICA since 2006. Presenter of the Coma Bem program - UFN. Working in Clinical Nutrition - ENDOClíNICA since 1998. Experience in nutrition with an emphasis on aging, life cycles, physiology, clinical and social nutrition. Works on the following topics: elderly people, constipation, pregnancy, obesity, eating habits, gastronomy and oenology.

Published

2024-07-30

How to Cite

Silva, M. D., Colpo, E., & Cristina Blasi, T. (2024). Contribuição da monitoria na formação acadêmica de profissionais de saúde: uma revisão. Disciplinarum Scientia | Saúde, 25(1), 151–161. https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-012

Issue

Section

Artigos