Contribuição da monitoria na formação acadêmica de profissionais de saúde: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-012Keywords:
Desempenho Acadêmico, Sucesso Acadêmico, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Vivencial, Programas de Graduação em saúdeAbstract
O progresso intelectual é impulsionado pelas interações com o meio, pelo estímulo social, e condições ambientais que estamos inseridos. Com isso, a monitoria acadêmica exerce profundo impacto na edificação de novos saberes, propicia assim um enriquecimento acadêmico, e impactando significativamente nos futuros profissionais da saúde. O propósito do estudo foi realizar uma revisão na literatura sobre importância das vivências em monitoria, e sua contribuição na formação acadêmica em estudantes dos cursos da saúde. Trata-se de uma revisão da literatura, em que a seleção de periódicos foi realizada por meio dos bancos de dados Pubmed, Scholar Google e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os trabalhos revisados evidenciam mudanças benéficas no aprendizado tais como aprimoramento das habilidades situacionais que inclui: escuta ativa, empatia e atendimento humanizado. As vivências refinam aptidões interpessoais, exigindo do aluno criatividade, investigação e pensamento lógico na solução de problemas, ocasiona consciência da sensibilidade didático-pedagógica e autoexpressão favorecendo segurança na compreensão das próprias fragilidades e incentivado a autonomia na construção do saber. Além disso, é etapa inicial para à prática docente. Esses achados são referentes aos discentes graduandos em nutrição, enfermagem, fisioterapia, odontologia, medicina e educação física. Conclui-se que a atividade de monitoria leva a resultados promissores no âmbito social e comportamental, que abrange aptidões interpessoais, refletindo em uma conduta empática favorecendo um atendimento humanizado, além de, impulsionar habilidades do contexto acadêmico e científico como raciocínio lógico, autonomia na construção do conhecimento, segurança, desenvolvimento das fragilidades, fortificação do conhecimento teórico e autonomia na construção de novos saberes.