Potencialidades e fragilidades no acesso de primeiro contato na percepção do profissional enfermeiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-008

Keywords:

avaliação da qualidade da assistência à saúde, avaliação na atenção primária, atenção primária em saúde

Abstract

Objetivo: Avaliar o atributo Acesso de Primeiro Contato na percepção do profissional enfermeiro. Metodologia: Estudo descritivo, de natureza qualitativa realizado com enfermeiros de Estratégia Saúde da Família de um município da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados e discussão: Ficou evidente a percepção do profissional enfermeiro diante ao atributo acesso de primeiro contato, tendo em vista as suas potencialidades e fragilidades. Considerações finais: De acordo com a percepção dos profissionais de saúde, o atributo essencial acesso de primeiro contato possui como potencialidades, o acolhimento, o vínculo e a demanda espontânea e como fragilidades a falta de acesso, a falta de profissionais e a vulnerabilidade social.

Author Biographies

Livia Brum de Brum, Universidade Franciscana - UFN

Graduanda em Enfermagem na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Êmilly Barcelos Petter, Universidade Franciscana - UFN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Claudia Maria Ferrony Rivas , Universidade Franciscana - UFN

Enfermeira. Mestranda do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Artur Vernier Stochero , Universidade Franciscana - UFN

Graduando em Enfermagem na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Keity Laís Siepmann Soccol , Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Naiana Oliveira dos Santos , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Published

2024-06-06

How to Cite

de Brum, L. B., Petter, Êmilly B., Rivas , C. M. F., Stochero , A. V., Soccol , K. L. S., & dos Santos , N. O. (2024). Potencialidades e fragilidades no acesso de primeiro contato na percepção do profissional enfermeiro. Disciplinarum Scientia | Saúde, 25(1), 95–103. https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-008

Issue

Section

Artigos