O comportamento da força, equilíbrio e propriocepção em mulheres idosas sendentárias submetidas a um programa de hidrocinesioterapia
DOI:
https://doi.org/10.37777/1032Abstract
O envelhecimento é um fenômeno natural, irreversível, que ocasiona perda estrutural e funcional progressiva no organismo. A hidrocinesioterapia vem como uma proposta de manter a saúde do idoso, retardando e até mesmo prevenindo alterações funcionais. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de hidrocinesioterapia sobre o equilíbrio, força e propriocepção de idosas sedentárias. A amostra foi composta por 22 idosas. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados provas de função muscular, escala de Berg e teste dedo-nariz. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Verificou-se que não houve diferença nos dados de força, equilíbrio e propriocepção, embora o relato das participantes confirme a melhora na disposição e habilidade para a realização das AVDs, melhora da resistência muscular e cardiovascular, o que consequentemente proporcionou um importante desenvolvimento da autonomia, autoconfiança e imagem corporal das idosas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






