Tetralogia de Fallot intitulada de síndrome do bebê azul: uma revisão de literatura

Autores

  • Chaiane Ribeiro Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Gabriele Oliveira de Souza Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Jackeline Partica Matos Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Lucimara Aparecida da Silva Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.
  • Cláudia Ribeiro de Vasconcelos Orientadora - Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.
  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Coorientador - Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.
  • Elia Machado de Oliveira Colaboradora - Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.37777/2581

Resumo

A Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita comum, que se tornou uma das primeiras patologias a ter sido corrigida cirurgicamente. Objetiva-se com este artigo, abordar a história da doença e apresentar aspectos tais como anatomia e fisiologia cardiovascular, fisiopatologia, abordando fatores de risco, sinais e sintomas. Trata-se de uma revisão narrativa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, e para este propósito, realizou-se a busca de estudos publicados em periódicos nacionais: SCIELO, BIREME, publicados entre os anos 2009 e 2018 e a amostra final se restringiu a 21 artigos, além de livros, manuais e normativas. Entendeu-se que a Tetralogia de Fallot é compreendida por quatro anomalias cardíacas que ocorrem juntas que fazem com que o sangue permaneça desprovido de oxigênio afetando a correta circulação sanguínea, tornando bebês cianóticos. A causa ainda não foi descoberta, mas se sabe que alguns fatores e condições na gestação podem colaborar para o aparecimento da doença. O diagnóstico pode ser feito através de ecocardiografia fetal no pré-parto e no pós-parto através dos exames como eletrocardiograma, radiografia do tórax, cateterismo cardíaco e medição do nível de oxigênio. Seu tratamento é realizado por cirurgia temporária e reparo intracardíaco, pois se o problema não for corrigido, pode acarretar sérias complicações ou até mesmo levar a óbito. Então a realização do pré-natal é uma das medidas de prevenção para o diagnóstico precoce da doença. Conclui-se, portanto, que cabe a equipe multiprofissional a compreensão da problemática, abarcando o manejo do diagnóstico no decorrer da vida de um bebê, não só pelo fato de amenizar, mas também prevenir gravidades evitando comorbidades futuras.

Biografia do Autor

Chaiane Ribeiro, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Gabriele Oliveira de Souza, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Jackeline Partica Matos, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Lucimara Aparecida da Silva, Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Acadêmicas do curso de Enfermagem - Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP). Curitiba - Paraná.

Cláudia Ribeiro de Vasconcelos, Orientadora - Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.

Orientadora - Psicóloga e Enfermeira, Especialista em Ciência Política e Saúde Mental, Docente Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP) e Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Curitiba - Paraná.

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Coorientador - Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Coorientador - Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR). Curitiba - Paraná.

Elia Machado de Oliveira, Colaboradora - Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.

Colaboradora - Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Ribeiro, C., Souza, G. O. de, Matos, J. P., Silva, L. A. da, Vasconcelos, C. R. de, Ferreira, W. F. da S., & Oliveira, E. M. de. (2019). Tetralogia de Fallot intitulada de síndrome do bebê azul: uma revisão de literatura. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(1), 37–52. https://doi.org/10.37777/2581

Edição

Seção

Artigos