A influência da religião no desempenho de escolares provenientes de uma comunidade vulnerável, Santa Maria, RS
DOI:
https://doi.org/10.37777/1000Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a influência da religião no desempenho de escolares provenientes de uma comunidade vulnerável do município de Santa Maria - RS. Foi realizado um estudo transversal com 435 escolares do ensino fundamental e médio, representativos de seis escolas públicas. Os dados foram coletados entre os meses de outubro/2011 e março/2012, por meio de um questionário realizado na forma de entrevista. Inicialmente, foi realizada a análise descritiva dos dados. Após, para verificar a associação entre as variáveis independentes e reprovação, foram calculadas as razões de chances (OR) com os respectivos intervalos de confiança (IC) a 95%. Inicialmente a análise univariada foi conduzida e, por fim, foi realizada a análise múltipla. Estudantes com mais de 14 anos (OR 6,4; IC 95% 3,3-12,6)e que não acreditavam em nenhuma religião (OR 2,0 CI95% 1,2-3,5) apresentaram uma maior chance de ter um pior desempenho escolar. Portanto, conclui-se que a religião pode ser considerada um fator de risco para o desempenho escolar em comunidades vulneráveis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






