Uma revisão de alternativas biodegradáveis para aplicação em filme mulching

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v27i2.5548

Palabras clave:

Filmes biodegradáveis; Agricultura sustentável; Impacto ambiental

Resumen

Este artigo revisa a literatura sobre filmes biodegradáveis para cobertura do solo na agricultura, avaliando sua viabilidade como alternativa aos filmes plásticos convencionais à base de polietileno de baixa densidade (PEBD). A análise abrange estudos com materiais poliméricos como o filme comercial Agrobiofilm, biopolímeros à base de amido e misturas de poli(butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT), enfatizando propriedades mecânicas, biodegradação no solo e desempenho agronômico. Os resultados revelam desempenho agronômico similar ao PEBD em produtividade e cobertura do solo, mas com limitações em durabilidade em campo e controle da taxa de degradação. Por outro lado, maior permeabilidade ao vapor de água e biodegradabilidade destacam benefícios ambientais, apesar de desafios operacionais em cultivos de ciclo longo. Filmes biodegradáveis surgem como alternativa promissora ao PEBD, desde que se equilibrem desempenho mecânico, estabilidade durante o cultivo e degradação controlada em variadas condições ambientais.

Biografía del autor/a

Tayná Blumer Albuquerque, Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales

Tecnóloga em Polímeros pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, Brasil. 

Poliana Zava Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. 

Renata Leme, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos.

Evelin Thayná Serpa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. 

Lucas Repecka Alves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos.

Maira de Lourdes Rezende, Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales

Doutora em Nanociência e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC. Docente da Faculdade de Tec-nologia José Crespo Gonzales. 

Publicado

2026-04-28

Cómo citar

Albuquerque, T. B., Ribeiro, P. Z., Leme, R., Serpa, E. T., Alves, L. R., & Rezende, M. de L. (2026). Uma revisão de alternativas biodegradáveis para aplicação em filme mulching. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 27(2), 169–183. https://doi.org/10.37779/nt.v27i2.5548

Número

Sección

Artigos