Dadaísmo em jogos digitais: análise e desenvolvimento de jogo absurdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5174

Palavras-chave:

tecnologia; jogos; dadaísmo

Resumo

A aproximação entre a arte tradicional e os videogames pode ajudar a adaptar fórmulas que já foram bem-sucedidas para a criação de novos produtos. Neste projeto foi desenvolvido um jogo digital experimental chamado Minha Mente buscando resgatar características do dadaísmo para a construção de uma experiência absurda. Para isso, foi compreendido como se deu o movimento Dada, feita uma análise do seu possível ressurgimento na forma do humor absurdo e uma breve discussão sobre o estado da arte em jogos digitais. Utilizando a metodologia MDA, foi feito o planejamento de mecânicas, dinâmicas e estéticas condizentes com a temática, que foram implementadas no motor gráfico GameMaker Studio 2, dando surgimento ao produto final.

Biografia do Autor

Fabrício Tonetto Londero, Universidade Franciscana - UFN

Orientador. Doutor em Educação pela UFSM (2024) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSM (2016); Especialista em Gestão de Banco de Dados pela ULBRA (2015) e em Aplicações para Web pela FURG (2015); Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela UFSM (2016); Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIFRA (2012). Atualmente é professor no Centro Universitário Facens. 

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Publicado

09.05.2025

Como Citar

Moreira, G. L. da R., & Londero, F. T. (2025). Dadaísmo em jogos digitais: análise e desenvolvimento de jogo absurdo. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 26(2), 1–19. https://doi.org/10.37779/nt.v26i2.5174

Edição

Seção

Artigos