Ferramentas de acessibilidade audiovisual e a experiência da comunidade surda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.5273

Palabras clave:

publicidade inclusiva; barreiras de comunicação; legendas e língua de sinais; educomunicação

Resumen

Este estudo investiga o uso de ferramentas de acessibilidade audiovisual, como legendas e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em comerciais publicitários voltados para a comunidade surda, sob a perspectiva da educomunicação. Com o objetivo de avaliar como essas ferramentas influenciam a compreensão e a experiência desse público, foi realizada uma análise de conteúdo em campanhas publicitárias recentes que incluíram tais recursos. Os resultados apontam que, embora algumas campanhas tenham avançado na inclusão de Libras e legendas, muitas ainda utilizam essas ferramentas de forma limitada ou inadequada. O estudo destaca a necessidade de um compromisso genuíno com a acessibilidade, promovendo uma comunicação inclusiva e respeitosa para a comunidade surda.

Biografía del autor/a

Paula Fernandes Siqueira, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Siqueira, P. F., & Ghisleni, T. S. (2025). Ferramentas de acessibilidade audiovisual e a experiência da comunidade surda. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 26(1), 89–104. https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.5273

Número

Sección

Artigos