Luto solitário: considerações sobre o luto perinatal materno e seus possíveis manejos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.4823

Palabras clave:

Luto perinatal materno; Manejo; Psicologia

Resumen

O presente estudo teve como o objetivo abordar o processo de luto perinatal, seus impactos na saúde mental da figura materna e as diferentes formas de manejo utilizadas pela Psicologia. A pesquisa realizada caracteriza-se como bibliografia de abordagem metodológica qualitativa. A coleta de dados foi realizada no período entre agosto e novembro de 2021. As fontes bibliográficas utilizadas foram livros e artigos nacionais e internacionais. A pesquisa dos artigos foi realizada em bases eletrônicas, como Scielo e Google Acadêmico. Os resultados apontam que o luto perinatal materno é um luto complexo e solitário, com poucas pesquisas acerca deste tema, o que torna ainda mais importante a realização de estudos sobre o assunto, para assim auxiliar e orientar de forma adequada o manejo com mães enlutadas, familiares ou qualquer público que se interesse sobre o tema estudado.

Biografía del autor/a

Gabriela Gonçalves de Oliveira, Universidade Franciscana - UFN

Curso de Psicologia da Universidade Franciscana - UFN.

Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana - UFN

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN). Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM. 

Publicado

2025-08-20

Cómo citar

de Oliveira, G. G., & Carlesso, J. P. P. (2025). Luto solitário: considerações sobre o luto perinatal materno e seus possíveis manejos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 26(1), 105–116. https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.4823

Número

Sección

Artigos