Artesania e o ofício de ser professor: uma reflexão teórica
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4655Palavras-chave:
docência, saberes docentes, experiênciaResumo
Este estudo busca fazer uma reflexão teórica acerca da importância do papel do professor, num contexto de artesania, formação docente, experiência a partir de uma ressignificação do ofício de ser professor. A partir da conceituação de alguns autores, este artigo propõe uma reflexão sobre a artesania e o ofício de ser professor, num universo de experiência e representação de saberes da docência, buscando saber se experiências passam pelo fazer docente, num contexto formativo de vida, humanização e construção de saberes da experiência. O delineamento metodológico deste estudo é de revisão bibliográfica, de cunho exploratório, baseado nas reflexões de autores como, Larrosa (2019), Sennett (2021), Pimenta (1999), Tardif (2002), Nóvoa (2022), García (1999), entre outros, através de novos paradigmas, acerca da conceituação de artesania, do ofício de ser professor e da experiência, como identidade dos saberes docentes. O mesmo foi organizado em quatro tópicos, sendo que o primeiro trata do percurso metodológico para a pesquisa deste tema. O segundo trata da artesania e do ofício de ser professor num contexto de auto formação. O outro refere-se à experiência e representação de saberes da docência, sendo que, o último, traz as considerações finais sobre o tema proposto. Com este estudo, espera-se contribuir com reflexões acerca da conceituação de artesania, do ofício de ser professor e da experiência, como prática dos saberes docentes.