Oficinas pedagógicas como uma experiência interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4012Abstract
O mundo contemporâneo evidencia grandes transformações no âmbito educacional. A articulação entre teoria e prática ganhou preponderância na onipresença das tecnologias digitais e encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso favorável. Este artigo tem por objetivo caracterizar a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relatar uma experiência de oficinas interdisciplinares com base nos gêneros discursivos e na linguagem como uma atividade social. A experiência foi propiciada a partir de um convite para ministrar uma oficina na I Semana Literária de uma escola da rede privada da cidade de Santa Maria- RS. Os profissionais ministrantes da oficina intitulada “Os gêneros discursivos em diferentes contextos”, são de diferentes áreas, sendo elas Filosofia, Direito, Letras, Pedagogia e Jornalismo. Para a escrita do artigo, adota-se a metodologia da pesquisa bibliográfica com relatos de experiência da oficina pedagógica. Os gêneros discursivos são um profícuo campo interdisciplinar por onde podem transitar diferentes áreas do conhecimento, propiciando, através do funcionamento da língua, o desenvolvimento sociocultural dos sujeitos. Desse modo, a partir do planejamento de uma oficina baseada em alguns gêneros discursivos disponíveis na sociedade, verificou-se a importância de uma proposta interdisciplinar articulada entre as diferentes áreas do conhecimento como um recurso oportuno para desenvolver aprendizagens, por meio da produção textual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











