O olhar do educando: impressões dos alunos de ensino médio sobre as aulas de História
Resumen
A idéia dessa pesquisa surgiu da intenção de conhecer a percepção dos alunos de Ensino Médio com relação ao ensino de História e a realidade didático-metodológica da sala de aula em escolas públicas e privadas de Santa Maria - RS. Como objetivo, procurou-se, através do olhar dos alunos, perceber o cenário e o desenvolvimento das novas abordagens do ensino de História na prática docente. Dessa forma, priorizou-se investigar alguns pontos considerados significativos, tais como, conceito de História, metodologia, estratégias, seleção de conteúdos e processos avaliativos. A metodologia utilizada foi a técnica de entrevistas estruturadas e, na análise dos dados coletados, a abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado da investigação percebeu-se que o processo de mudanças nas concepções do ensino de História, quando não é ausente, é muito lento e gradual. Este é o cenário e necessita sofrer modificações. As transformações, porém, dependem, em sua maior parte, do comprometimento dos docentes com o ensino de História, em tornar a sala de aula um local de construção de saberes e de posturas que respondam às questões colocadas pelo presente.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











