Dificuldades para o desenvolvimento da educação ambiental como forma de contribuir para a gestão das águas no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4724

Palabras clave:

Conscientização Ambiental, Gestão Participativa, Recursos Hídricos

Resumen

A água é um recurso natural, distribuído em dois terços da superfície do planeta, e que é essencial para diversos processos físicos, químicos e biológicos. Apesar da falsa impressão de abundância, grande parte dessa água é imprópria para consumo humano e suas atividades. Além disso, a água é um recurso que carece de atenção, pois sua quantidade e qualidade têm sido comprometidas nas últimas décadas. O presente trabalho realizou uma revisão de literatura com o objetivo de compreender a abordagem do tema água na Educação Ambiental nas escolas, bem como identificar sua interrelação com a gestão das águas. Por fim, demonstrar os caminhos para uma gestão participativa desse recurso, a partir da conscientização ambiental promovida pelas ações de Educação Ambiental formal nas escolas. De antemão, é possível visualizar o longo processo que tais temáticas precisam percorrer, sobretudo no que se refere às concepções e práticas docentes, que, na maioria das vezes, são realizadas de forma superficial e isolada. A isso soma-se o desconhecimento das leis ambientais, que impacta diretamente a participação das comunidades em projetos de Educação Ambiental, principalmente no que se refere à gestão dos recursos hídricos. Por fim, destaca-se a necessidade de mais trabalhos relacionados à temática, com o objetivo de promover reflexões que subsidiem ações nos campos teóricos e práticos com o intuito de promover uma gestão participativa da água no Brasil.

Biografía del autor/a

Rafael Dias da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS. 

Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor e professor no Programa de Pós-graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS.

Publicado

2024-02-16

Cómo citar

Dias da Silva, R., & Roberto Ramos, P. (2024). Dificuldades para o desenvolvimento da educação ambiental como forma de contribuir para a gestão das águas no Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(2), 145–157. https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4724

Número

Sección

Artigos