As referências de digital influencers na satisfação corporal de mulheres universitárias
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4507Palabras clave:
Cirurgias plásticas, Imagem corporal, Instagram, Padrões de beleza, Procedimentos estéticosResumen
O presente estudo apresenta discussões acerca das referências de digital influencers no comportamento estético e na satisfação corporal de mulheres universitárias. A pesquisa realizada nesse estudo é um levantamento do tipo survey, sendo realizada em quatro etapas: (1º) Elaboração do questionário sobre a temática; (2°) Informatização do questionário pela plataforma Google Forms; (3°) Coleta de dados online; (4º) Análise de Dados. Os resultados apontam para números expressivos de mulheres que desejam realizar modificações corporais seja através da alimentação, prática de exercícios, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Percebe-se a formação de desejos e práticas comportamentais com referência nos padrões estéticos potencializadas por digital influencers da rede social Instagram. Sendo o Instagram uma mídia social popular na atualidade, são esperados valores e investimentos no processo de pertencimento social. Portanto, se faz importante estudos e discussões que aprofundem as reflexões sobre as concepções de beleza e o papel das redes sociais na subjetividade da mulher contemporânea.