Um olhar em busca da equidade: promoção bucal aos adolescentes do CASE-SM
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3935Resumen
O CASE- SM (centro de atendimento socioeducativo de Santa Maria - RS), atende, em regime de internação, adolescentes do sexo masculino, com idade entre de 12 a 18 anos. Possui capacidade para 40 internos e, no momento da atividade, contava com 75 meninos internados. É regulamentado pelo SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). A FASE é orientada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. Esta ação objetivou a transmissão de informações de sobre higiene bucal, conhecimentos de patologias, contágio, modo de prevenção, além de fatores comuns de risco, como álcool, drogas, IST (infecções sexualmente transmissíveis), hábitos (piercing), uso de aparelhos ortodônticos. O presente trabalho é um relato de vivência de uma ação de saúde bucal intersetorial realizada na escola estadual Humberto de Campos, a qual funciona nas dependências do CASE-SM e do curso de Odontologia da UFN, por meio da disciplina de ações em odontologia I. A ação aconteceu em três etapas, contemplando todos os adolescentes matriculados na escola, foi feita a apresentação em multimídia. Com essa experiência, foi possível perceber o que é falado de equidade em teoria, mas que na prática esquecemos que todos somos seres humanos, seres errantes, que se arrependem e merecem uma segunda chance. Desse modo, essa experiência mostrou-nos diferentes maneiras de como trabalhar estes preconceitos e desmistificá-los, possibilitando que a formação em Odontologia seja reflexiva e crítica, como preconizado pelas diretrizes de educação.Descargas
Publicado
2021-11-22
Cómo citar
Daros, A. C., Silveira, G. do A., Saldanha, L. M., Tonetto, L. N., Abdel Salam Suleiman, A. R. M., Batista, A. K., & Seerig, L. M. (2021). Um olhar em busca da equidade: promoção bucal aos adolescentes do CASE-SM. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 225–231. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3935
Número
Sección
Artigos