O paradigma da complexidade e a metodologia de projetos: um estudo de revisão teórica
Resumen
O paradigma da complexidade tem como foco o indivíduo, visto como um ser complexo, integral e ativo na construção do seu conhecimento, enquanto concilia razão com sentimentos, emoções e saberes cotidianos. Neste estudo, tem-se por objetivo identificar as relações entre o paradigma da complexidade e a metodologia de projetos de aprendizagem no ambiente escolar. A metodologia do estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica, a partir de autores como Behrens (2008), Freire (1987), Martinazzo e Barbosa (2016), Morin (2011), Pantaleão (2003), Petraglia (2008). É possível concluir que há uma convergência entre o paradigma da complexidade e a metodologia de projetos, em relação a pressupostos similares, principalmente na visão do conhecimento como rede interligada, que possibilita aos estudantes a constituição de um saber mais significativo, complexo e relacionado à sua realidade.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











