A representação de cultura nas imagens de um livro didático
Resumen
Considerando a importância e a popularidade do livro didático no ensino de inglês no Brasil, a presente pesquisa realiza uma análise comparativa entre a representação de cultura nas imagens de um livro didático distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para as escolas públicas brasileiras e as análises que Gray (2010) desenvolveu sobre o mesmo tema em um contexto global. Os conceitos de cultura que embasam esta pesquisa são discutidos por Motta-Roth (2006) e desenvolvidas por Holliday (1999), e os autores diferenciam “Cultura com C maiúsculo” e “cultura com c minúsculo”. A primeira se refere às características frequentemente estereotipadas das pessoas de determinada etnia, país ou região; já a segunda está relacionada às práticas situadas de um grupo social coeso, ou seja, aos gêneros discursivos. O material analisado nesta pesquisa foi o livro didático melhor avaliado em 2015. Para identificar a representação de cultura, foram considerados quatro aspectos dos atores sociais (van LEEUWEN, 2008) retratados nas imagens presentes no livro didático: gênero social, profissão, etnia e idade. Além disso, o repertório de gêneros abordado pelo livro didático também foi considerado. Os resultados encontrados apontam para uma ênfase no conceito de cultura enquanto atividades rotineiras que dão identidade a grupos sociais menores, e não como comportamentos estereotipados em certos países e etnias, conforme observado nos livros analisados por Gray (2010). Dessa forma, o livro didático analisado aqui apresenta uma visão mais contemporânea de cultura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











