A mulher na história do Brasil: uma reflexão sobre os livros didáticos

Autores/as

  • Claudia Simon
  • Clélia Cecília Lovato Brum
  • Elisabeth Weber Medeiros

Resumen

As mulheres foram, por muito tempo, personagens não referidas na historiografia e no saber histórico escolar. Conhecemos uma história contada pelo viés masculino onde o protagonismo feminino está ausente. A relevância da pesquisa reside na sua originalidade e na reflexão de que na maioria das vezes as mulheres contam uma História de homens, construída por homens, omitindo, ou não percebendo, o seu papel nesse processo. A presente pesquisa tem como intenção estudar e discutir as representações sobre as mulheres presentes nos conteúdos de História do Brasil, nos livros didáticos para o Ensino Fundamental, nas 6ª, 7ª e 8ª séries, e a partir da ótica do professor que atua nas escolas. Para sustentação teórica foram utilizadas obras de diversos autores, relacionados ao tema investigado, como Del Priori (2001), Perrot(1988), Soihet (1997), Ismério (1995), Le Goff (1988), Caimi (1999), Gatti Junior (2004), entre outros. Foram selecionados os livros didáticos mais utilizados pelos professores e publicações recentes que apresentam conteúdos de História do Brasil. Na análise atentouse para os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam a produção e a referência às mulheres no conteúdo proposto. Como fontes orais, foram entrevistadosprofessores de História do Ensino Fundamental, da rede pública e privada, dos municípios de São Sepé e Dona Francisca. Constatou-se que as representações sobre as mulheres foram construções masculinas e que a sociedade e o contexto histórico interferem nestas construções. Percebe-se, porém, que a presença das mulheres na História do Brasil modifica-se gradativamente e está presente em obras mais recentes que apresentam novos temas e novas fontes de pesquisa.

Cómo citar

Simon, C., Brum, C. C. L., & Medeiros, E. W. (2016). A mulher na história do Brasil: uma reflexão sobre os livros didáticos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 6(1), 21–42. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1640

Número

Sección

Artigos