O pedagogo nas organizações: seus saberes e fazeres

Autores/as

  • Francielle Alves
  • Adelia Juracy Zuse

Resumen

Neste Trabalho Final de Graduação: O Pedagogo nas Organizações: seus saberes e fazeres, o objetivo foi realizar-se um estudo sobre a importância do pedagogo, visando a seus saberes e fazeres pedagógicos, em ambiente não escolar. Buscou-se investigar e refletir sobre as funções do profissional da Pedagogia em ambientes organizacionais, também, verificando a receptividade de uma organização em relação ao pedagogo. A pesquisa desenvolveu-se em uma organização de Santa Maria/RS, que tem como profissionais da educação, pedagogos, desenvolvendo processos educativos. A pesquisa é de cunho qualitativo, foi realizada por mim a observação direta e a aplicação de um questionário. A partir das respostas dos sujeitos, fez-se uma breve análise sobre a temática proposta. Dentro de uma organização, o pedagogo tem como base os quatro pilares da educação, o saber ser, saber fazer, saber conviver e saber conhecer e, com esses conhecimentos, ele poderá proporcionar momentos de reflexão e aprendizagem em uma organização. O trabalho do pedagogo junta-se ao de outros profissionais, para que todos tenham um mesmo olhar multidisciplinar em prol do desenvolvimento e qualidade de vida dos indivíduos que estão nas organizações. O pedagogo atua como facilitador motivacional e articulador de aprendizagem, oferecendo uma base para colaboradores e gestores de um mundo mais educativo e promissor. A educação está presente na escola, ou em uma organização não-escolar, pois ela é a transformação da sociedade e está ligada aos valores sociais, morais e culturais, portanto, o trabalho do pedagogo, como articulador de conhecimentos, está em todos os lugares, onde haja pessoas capazes de aprender.

Cómo citar

Alves, F., & Zuse, A. J. (2016). O pedagogo nas organizações: seus saberes e fazeres. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 5(1), 93–108. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1632

Número

Sección

Artigos