Aprender ensinando: percepções sobre o aprender a aprender

Autores/as

  • Mariglei Severo
  • Ana Rosa Zurlo Dellazzana
  • Teresinha Maria Marchesan

Resumen

Este trabalho é uma pesquisa sobre a aprendizagem, um dos maiores fenômenos da vida humana. A pesquisa foi de campo e descritiva e sua aplicação se deu com alunos do 3º ano de uma escola de Ensino Médio de Santa Maria. No trabalho levantaram-se as percepções sobre as aprendizagens dos estudantes no decorrer de sua formação escolar, de modo a despertar, nos educadores, uma consciência educativa, que lhes possibilite investir no processo de aprender a aprender tanto em nível escolar como extra-escolar. As conclusões foram bastante significativas e reforçaram o papel do educador na motivação do aprender a aprender, pois foi constatado que os alunos reconhecem a importância da formação para a vida e que o professor é responsável por despertar o gosto por aprender. Verificou-se que, na maioria das vezes, o educador ensina sem saber o que o aluno já sabe e que a concepção de aprendizagem dos alunos está coerente com as atuais concepções. Na pesquisa foi revelado, também, que os estudantes estão buscando uma profissão que lhes permita estabilidade financeira e aprendizagem contínua. O pedagogo, neste cenário, possui a missão de acompanhar as mudanças e buscar ser o grande líder dos processos de aprendizagens, tanto em ambientes escolares como em ambientes organizacionais que, conforme o novo enfoque, devem transformar-se em ambientes de aprendizagem. Portanto, a grande competência que se deseja formar nas pessoas é a capacidade de aprender a aprender continuamente e por toda vida.

Cómo citar

Severo, M., Dellazzana, A. R. Z., & Marchesan, T. M. (2016). Aprender ensinando: percepções sobre o aprender a aprender. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 2(1), 97–110. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1588

Número

Sección

Artigos