O ensino da história: o olhar do aluno
Resumo
Neste artigo apresenta-se numa investigação acerca do ensino da História nas escolas estaduais de Ensino Fundamental do município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo salientar a visão do aluno sobre o desenvolvimento da disciplina de História, abordando diferentes aspectos como objetivos, função, conteúdos, relação com a realidade, dinâmica das aulas, avaliação, construção da cidadania e interdisciplinaridade. Foram entrevistados alunos da 7ª e 8ª séries que freqüentam escolas públicas estaduais. Pelo estudo e análise das entrevistas, foi possível perceber, de forma mais concreta, os problemas que permeiam o ensino da História, sua compreensão na visão dos alunos e os aspectos que necessitam maior atenção por parte dos professores do Ensino Fundamental. Os resultados apontam situações e formas que poderiam contribuir para tornar a aula de História não só um momento de prazer, mas também algo vivo, contemporâneo e significativo, que possibilitasse ao aluno a compreensão e leitura da realidade.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











