Desenvolvimento social e educativo de crianças carentes por meio do ballet clássico

Autores/as

  • Daniela Grieco Nascimento e Silva
  • Noemi Boer

Resumen

Utilizou-se o Ballet Clássico como procedimento pedagógico para tomar o processo educativo mais estimulante e atraente em crianças carentes de recusas materiais e afetivos. O trabalho foi desenvolvido de maio a dezembro de 1998, na Royale Escola de Dança e integração Social, em Santa Maria. Estado do Rio Grande do Sul e atendeu a sessenta crianças pmverientes de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino e da lnstituição Beneficente Lar de Joaquina. Cada escola formou uma turma com dez crianças. selecionadas mediante uma audição e entrevista. Paralelamente às aulas de ballet foram realizadas as Oficinas Pedagógica e de Leitura. Na Oficina Pedagógica, trabalhar-se com refu'ço miare noções de higiene, sexualidade e convívio social. Na Oficina de Leitura as crianças foram apresentadas. por meio de uma biblioteca. ao mundo mágico dos livros, nos quais começam a desenvolver o senso crítico. Foi oferecido ainda apoio psicológico às crianças que necessitaram deste atendimento. O acompanhamento do desempenho escolar realizou-se por meio de reuniões sistemáticas com os diretores das escolas. A maioria das crianças apresentaram aproveitamento significativo no seu desempenho escolar e no seu desenvolvimento social o que as tornou mais responsáveis. autoconfiantes. disciplinadas e afetuosas. permitindo concluir que o uso do Ballet Clássico é viável como força motivadora no processo educativo de crianças carentes

Cómo citar

Silva, D. G. N. e, & Boer, N. (2016). Desenvolvimento social e educativo de crianças carentes por meio do ballet clássico. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 1(1), 71–80. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1569

Número

Sección

Artigos