A prática da curricularização da extensão no curso de Direito da UFN: o projeto integrador e os subprojetos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3973

Abstract

O presente artigo tem por objetivo abordar a implementação da curricularização da extensão no curso de Direito da Universidade Franciscana, buscando atender as determinações da Resolução número 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação. Para tanto, serão apresentados o projeto integrador e os subprojetos desenvolvidos no período de 2020, bem como os resultados alcançados, e as dificuldades impostas diante da decretação pela Organização Mundial da Saúde da pandemia da Covid-19. Desse modo, primeiramente serão referenciadas as legislações aplicáveis ao caso para, em um segundo momento, mostrar a construção do projeto integrador do curso e, a partir daí, o desenvolvimento dos subprojetos. Na parte final, serão discutidos os resultados apresentados nas disciplinas que integram o eixo da curricularização do curso de Direito. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, pois a partir da legislação foi elaborado o projeto integrador do curso e, só então, estruturados os subprojetos das disciplinas extensionistas. O método de procedimento foi o monográfico, porquanto lastreado em doutrina e legislação, assim como no material produzido pelos envolvidos. Como resultados obtidos, pode-se afirmar que o curso de Direito e seus professores e alunos conseguiram superar o período de crise instalado pela pandemia, construindo subprojetos vanguardistas, que cumpriram de forma excelente com as determinações do Ministério da Educação, reinventando a prática extensionista e provando que os períodos de crise são campo fértil para saídas criativas e inovadoras.

Author Biography

Liege Alendes de Souza, Universidade Franciscana

Professora Doutora do Curso de Direito da UFN

Published

2021-10-27

How to Cite

de Souza, L. A. (2021). A prática da curricularização da extensão no curso de Direito da UFN: o projeto integrador e os subprojetos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 121–133. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3973