Extensão Universitária e organizações: a experiência de alunos do curso de Administração da Universidade Franciscana
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3955Abstract
Este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir a experiência vivenciada a partir da disciplina extensionista Prática profissional II, do curso de Administração da Universidade Franciscana, ministrada no ano de 2020. A disciplina tem por propósito familiarizar o acadêmico com as realidades organizacionais distintas, no o intuito de contribuir com o aprimoramento da formação teórico-prática dos alunos e do desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades projetadas em demandas advindas dos próprios territórios a partir do enfoque da gestão. O compartilhamento acadêmico de atividades desta natureza adquire relevância considerando o contexto pandêmico no qual as atividades vinculadas à disciplina foram realizadas. Em termos metodológicos, este trabalho configura-se como qualitativo e descritivo, do tipo relato de experiência, utilizando-se de fontes documentais como o Programa da disciplina, produtos realizados, relatórios docentes e evidências imagéticas provindas da atuação docente e discente. Entre os resultados apresentados neste texto, destaca-se a adaptação positiva ao formato remoto para cada uma das etapas previstas para que a interação alunos-território-sujeitos pudesse ser realizada. Ainda, destaca-se a efetividade na construção e entrega de produtos extensionistas com significância para alunos e territórios, apesar do distanciamento social e dos formatos virtuais de interação. Tais resultados evidenciam que a curricularização cumpriu seu papel de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de consciência cidadã em paralelo à formação técnica.