A experiência de uma disciplina Extensionista do curso de Odontologia durante a pandemia da COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3939

Abstract

Em atividades extensionistas, o compartilhamento de conhecimentos é essencial para mudar hábitos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicas em uma disciplina extensionista do curso de odontologia da Universidade Franciscana-Santa Maria/RS, durante a retomada das atividades práticas na pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada nesta disciplina extensionista foi a Espiral Construtivista, uma metodologia ativa de ensino-aprendizado. As atividades de extensão relatadas ocorreram de setembro a dezembro de 2020, durante o período de retomada das atividades práticas na pandemia da COVID-19. Após conhecer a forma que as crianças vivem, como se relacionam e estabelecer as questões problemas, foram propostas soluções previamente planejadas dentro de cada realidade. As necessidades estavam relacionadas principalmente a doença cárie e periodontal. A vivência nesta disciplina foi ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizado e uma experiência construtiva baseada em resiliência e humanização, de diálogos, construção de vínculo, possibilidade de trocas e nos permitiu ajudar a criança a devolver a autonomia do cuidado.

Author Biographies

Nathalia Lucca, Universidade Franciscana

Graduanda em Odontologia da Universidade Franciscana

Gabriela Rossini Dutra, Universidade Franciscana

Graduanda em Odontologia da Universidade Franciscana

Letícia Dias Machado, Universidade Franciscana

Docente do curso de Odontologia da Universidade Franciscana

Débora Martini Dalpian, Universidade Franciscana

Docente do curso de Odontologia da Universidade Franciscana

Aline Krüger Batista, Universidade Franciscana

Docente do curso de Odontologia da Universidade Franciscana

Published

2021-10-27

How to Cite

Lucca, N., Dutra, G. R., Machado, L. D., Dalpian, D. M., & Batista, A. K. (2021). A experiência de uma disciplina Extensionista do curso de Odontologia durante a pandemia da COVID-19. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 219–224. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3939