Os textos visuais no ensino de Geografia: uma análise ideacional dos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas”
Abstract
Os textos visuais podem contribuir significativamente com o ensino de Geografia e com a compreensão do espaço geográfico. Assim, o presente ensaio tem por objetivo analisar os infográficos da abertura das oito unidades do livro didático “Expedições Geográficas”, no nível ideacional da Gramática do Design Visual (GDV). A proposta metodológica perpassou pela classificação e pela discussão dos textos visuais com base nas categorias propostas na Gramática Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006). Concluiu-se que refletir sobre o uso de imagens no século XXI é essencial para a construção do pensamento crítico e para o entendimento das mensagens presentes nos textos visuais. As imagens ganham cada vez mais espaço nessa nova sociedade, globalizada e conectada, formada por uma geração que em pouco tempo de vida presenciou os maiores avanços na tecnologia e na comunicação eletrônica. Portanto, analisar e compreender as interfaces presentes nos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas” permite ressaltar a importância deste gênero para o ensino de Geografia e para a compreensão do espaço geográfico.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











