Extra, extra! Adolescência e ideal cultural: vendendo imagens e jornais

Authors

  • Guilherme Selvero Lacerda
  • Marcos Adegas de Azambuja

Abstract

A adolescência, enquanto conceito dinâmico, caracteriza-se como uma produção da estrutura social, econômica e cultural do mundo ocidental. Com a difusão dos ideais adolescentes no decênio de 60 e a ascensão do individualismo, percebe-se o surgimento da adolescência como um ideal cultural não só pelos sujeitos desejarem permanecer nela (sonhando com a liberdade), mas também por ditar tendências comerciais e culturais. Sendo um derivado moderno da infância, a adolescência apresenta-se como uma interpretação de desejos adultos reprimidos, produzida por seu caráter de moratória social, que força o adolescente a tentar descobrir o que os adultos querem dele. Dessa forma, com uma proposta de escrita ensaística e referencial psicanalítico, objetivou-se refletir acerca da adolescência e seu caráter de ideal cultural a partir dos discursos e imagens veiculados por uma fração da mídia impressa - jornais - da cidade de Santa Maria/RS. Esta pesquisa, denominada documental, analisou determinadas manchetes sobre adolescência e juventude durante uma semana do mês de agosto de 2012, buscando identificar e associar os estereótipos juvenis à sustentação do proposto ideal cultural adolescente. Foram encontrados, nos materiais analisados, diversas facetas do sujeito adolescente contemporâneo. Repleta de paradoxos, a adolescência pode significar uma encruzilhada difícil para o jovem púbere, pois a ausência de referências simbólicas estáveis e a pretensa idealização de sua condição podem alçar-lhe a uma espécie de não-lugar.

How to Cite

Lacerda, G. S., & Azambuja, M. A. de. (2016). Extra, extra! Adolescência e ideal cultural: vendendo imagens e jornais. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 16(1), 43–60. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1839

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Artigos