Pedagogia ambiental: concepções de professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumen
Neste estudo, objetiva-se contextualizar o cenário histórico e legal da Educação Ambiental (EA) brasileira e analisar aspectos da pedagogia ambiental no contexto de uma turma de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa a professora regente, uma monitora, bolsista do Programa de Iniciação à Docências (PIBID) e 26 alunos de uma Escola Municipal de Santa Maria, RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, estruturada a partir de entrevistas com a professora regente e a monitora. Para avaliar os entendimentos dos alunos sobre o Meio Ambiente (MA), foram realizados desenhos, fotografias e análise de cartoons, bem como a construção de maquetes. Constatou-se que a EA não está inserida de forma efetiva na prática escolar e que a professora, em sua formação inicial, não teve EA como conhecimento sistematizado, o que pode interferir em sua prática docente e na compreensão integrada do meio ambiente pelos estudantes.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











