O sofrimento psíquico dos formadores religiosos na etapa do noviciado
Abstract
Neste trabalho, objetiva-se pesquisar o sofrimento psíquico dos formadores religiosos na etapa do noviciado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa entrevistando sete formadores(as), mestres de Noviços(as), na região de Porto Alegre, RS. Escolheu-se a referida etapa, por ser o Noviciado o período em que se exige a presença do(a) formador(a) em tempo integral. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário escrito, semiestruturado, contendo quatorze perguntas objetivas e subjetivas. Os dados obtidos foram analisados pelo método da pesquisa qualitativa, utilizando análise de conteúdo. No viés psicanalítico, deu-se a discussão dos resultados. Os dados evidenciaram a existência de sofrimento psíquico, enfatizando a sobrecarga sentida pelos formadores, a dificuldade em lidar com as diferenças na relação interpessoal e grupal e de forma expressiva, as experiências de perda desencadeadas no processo formativo. A realidade de mudança em que vive a sociedade também traz implicações para a formação e questiona a prática formativa na vida religiosa que acentua valores permanentes. O(A) formador(a), por ser aquele que faz a mediação entre o Instituto e os(as) formandos(as), carrega sobre si uma responsabilidade e um compromisso ímpar. Com isso, ele(a) é elemento chave no processo formativo, desempenhando um papel importante e decisivo na formação, além de exercer sua tarefa tendo por foco o compromisso com a qualidade da vocação do(a) jovem perante a missão da Congregação. Desta forma, esta pesquisa amplia o espaço de reflexão, contribuindo no processo formativo para a Vida Religiosa.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











