A alfabetização como processo de construção
Resumo
Neste trabalho, o objetivo é investigar como os professores concebem a alfabetização e como trabalham com os problemas de aprendizagem da lecto-escrita em sala de aula. É preciso incentivar às crianças a buscarem a construção do próprio conhecimento. O educador precisa valorizar toda a bagagem que a criança já traz consigo, cada uma já com seu conhecimento próprio de mundo. O educador é o mediador dessas crianças na construção do conhecimento de maneiras variadas. A criança é fácil de ser alfabetizada, é só o educador deixar que ela faça, ou seja, ofereça condições para que ela mesma realize a aprendizagem. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, na qual, o instrumento de coleta de dados foi uma pesquisa semi-estruturada. Assim, a amostragem foi composta por oito educadoras de três escolas de Santa Maria, duas particulares e uma municipal. Após a análise dos questionários, conclui-se que as educadoras estão preocupadas com sua qualificação constante e com a vida cotidiana de seus educandos, valorizando-os. Cabe aos educadores de nossas escolas conscientizarem-se mais e fazerem valer a vontade de trabalhar com essas crianças, pois só gostando do que fazem é que contribuirão para a construção de um país menos analfabeto.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











