Excursões como elementos importantes na construção do conceito de meio ambiente e na prática da educação ambiental
Abstract
Trabalhou-se a construção do conceito de meio ambiente com uma amostra composta por 14 escolares da 3' série do Ensino Fundamental. sendo 7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idade compreendida entre 8-10 anos, provenientes de classe média e classe média baixa. Utilizou-se a técnica das excursões como metodologia básica. Aplicou-se um pré e um pós-teste para verificar o conceito inicial e final de meio ambiente, partiu-se assim do conceito já elaborado para um conceito mais abrangente sobre o assunto. O desenho e a redação de pequenos textos, após cada excursão, foram os instrumentos utilizados para avaliar a compreensão dos escolares a respeito do tema proposto. Realizaram-se quatro excursões em diferentes ambientes: natural, construído, de produção e bem estar social e rural. Os trajetos foram delimitados em mapas e cada escolar pôde seguir as orientações predeterminadas. Dos 14 escolares, que participaram da pesquisa. 13 expressaram-se com clareza e compreensão sobre o que é meio ambiente.Downloads
How to Cite
Polesso, L. M., & Boer, N. (2016). Excursões como elementos importantes na construção do conceito de meio ambiente e na prática da educação ambiental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 1(1), 105–112. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1571
Issue
Section
Artigos