Excursões como elementos importantes na construção do conceito de meio ambiente e na prática da educação ambiental
Abstract
Trabalhou-se a construção do conceito de meio ambiente com uma amostra composta por 14 escolares da 3' série do Ensino Fundamental. sendo 7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idade compreendida entre 8-10 anos, provenientes de classe média e classe média baixa. Utilizou-se a técnica das excursões como metodologia básica. Aplicou-se um pré e um pós-teste para verificar o conceito inicial e final de meio ambiente, partiu-se assim do conceito já elaborado para um conceito mais abrangente sobre o assunto. O desenho e a redação de pequenos textos, após cada excursão, foram os instrumentos utilizados para avaliar a compreensão dos escolares a respeito do tema proposto. Realizaram-se quatro excursões em diferentes ambientes: natural, construído, de produção e bem estar social e rural. Os trajetos foram delimitados em mapas e cada escolar pôde seguir as orientações predeterminadas. Dos 14 escolares, que participaram da pesquisa. 13 expressaram-se com clareza e compreensão sobre o que é meio ambiente.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











