Análise bibliométrica da produção científica em educação ambiental no período de 1971 a 2025
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.5348Palavras-chave:
Web of science; Bibliometria; Indicadores quantitativosResumo
A educação ambiental emergiu como resposta à crescente preocupação com os impactos das atividades antrópicas no meio ambiente. Este estudo apresenta uma revisão bibliométrica sobre a produção científica na área, utilizando como base a plataforma online do Web of Science. A pesquisa seguiu a chamada metodologia bibliométrica, permitindo a análise de indicadores quantitativos da literatura acadêmica. A busca foi realizada no dia 30 de março de 2025, com os termos “Environmental education” AND “Sustainability Education” OR “Environmental Literacy”, resultando em 837 publicações no período de 1971 a 2025. Foram analisados aspectos como ano de publicação, tipo de documento, autores com o maior número de citações, países de publicação, número de citações, palavras-chave e periódicos. Os dados foram organizados em quadros e gráficos, por meio da plataforma Planilhas Google, e a análise de redes foi efetuada com o software VOSviewer. Os resultados indicam um crescimento expressivo das publicações a partir do ano de 2009, com um pico em 2024, refletindo a relevância da temática no cenário acadêmico global. Os Estados Unidos lideram em número de publicações, seguidos por Austrália e China, enquanto o Brasil apresenta uma participação menor, sendo o vigésimo. A análise de palavras-chave revelou a centralidade dos termos “environmental education” e “environmental literacy”, demonstrando a interconexão entre educação e sustentabilidade, bem como outras palavras relacionadas. Conclui-se que a pesquisa em educação ambiental tem se consolidado tanto em âmbito nacional como internacional.
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