Ferramentas de acessibilidade audiovisual e a experiência da comunidade surda
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v26i1.5273Palavras-chave:
publicidade inclusiva; barreiras de comunicação; legendas e língua de sinais; educomunicaçãoResumo
Este estudo investiga o uso de ferramentas de acessibilidade audiovisual, como legendas e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em comerciais publicitários voltados para a comunidade surda, sob a perspectiva da educomunicação. Com o objetivo de avaliar como essas ferramentas influenciam a compreensão e a experiência desse público, foi realizada uma análise de conteúdo em campanhas publicitárias recentes que incluíram tais recursos. Os resultados apontam que, embora algumas campanhas tenham avançado na inclusão de Libras e legendas, muitas ainda utilizam essas ferramentas de forma limitada ou inadequada. O estudo destaca a necessidade de um compromisso genuíno com a acessibilidade, promovendo uma comunicação inclusiva e respeitosa para a comunidade surda.
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