Políticas estudantis de engajamento na educação superior: um estudo na Universidade Federal Do Rio Grande do Sul-UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4914Palavras-chave:
Discentes; Engagement; Ensino Superior; Permanência; Políticas Educacionais.Resumo
O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas públicas no âmbito da Educação Superior ao engajamento e à permanência dos estudantes. A justificativa para esse estudo é destacar a importância das políticas públicas na construção da carreira universitária discente e seus reflexos no engajamento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental que abrange as principais caraterísticas das políticas públicas voltadas para a permanência dos estudantes na Educação Superior, considerando como base os relatórios da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dos anos de 2018 e 2020. A análise dos relatórios revela que as políticas estudantis desenvolvidas pela instituição pesquisada fornecem subsídios para o acesso e a permanência dos estudantes na universidade. A pesquisa científica, a avaliação institucional, a efetividade dos investimentos e a excelência funcionam como instrumento para favorecer os avanços na aquisição do conhecimento, no processo de aprendizagem dos discentes e no engajamento acadêmico.