Políticas estudantis de engajamento na educação superior: um estudo na Universidade Federal Do Rio Grande do Sul-UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4914

Palavras-chave:

Discentes; Engagement; Ensino Superior; Permanência; Políticas Educacionais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas públicas no âmbito da Educação Superior ao engajamento e à permanência dos estudantes. A justificativa para esse estudo é destacar a importância das políticas públicas na construção da carreira universitária discente e seus reflexos no engajamento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental que abrange as principais caraterísticas das políticas públicas voltadas para a permanência dos estudantes na Educação Superior, considerando como base os relatórios da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dos anos de 2018 e 2020. A análise dos relatórios revela que as políticas estudantis desenvolvidas pela instituição pesquisada fornecem subsídios para o acesso e a permanência dos estudantes na universidade. A pesquisa científica, a avaliação institucional, a efetividade dos investimentos e a excelência funcionam como instrumento para favorecer os avanços na aquisição do conhecimento, no processo de aprendizagem dos discentes e no engajamento acadêmico.

Biografia do Autor

Rosineia Wroenski Dall Agnol, Universidade Franciscana - UFN

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2015), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2014), em Educação Infantil e Anos Iniciais (2016), Ludopedagogia (2017), Educação Especial Inclusiva (2017), em Psicopedagogia Clínica (2022), em Neuropsicopedagogia (2022), em Transtorno do Espectro Autista (2024). Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens pela (UFN/2021). Atualmente Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica na APAE em Iraceminha/SC. Docente na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Experiência na área de Psicopedagogia, Educação Especial. 

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana - UFN

Possui Graduação em Pedagogia Séries Iniciais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (2004) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia. Membro do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS). Coordena o Projeto Interinstitucional Universidade Franciscana e Universidade Federal da Fronteira Sul sobre engajamento estudantil e prática pedagógicas inovadoras na Educação Superior. Possui experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais, gestão educacional e escolar.

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação (PUCRS), Mestre em Educação (UFRGS), Especialista em Alfabetização (FAPA), Licenciada em Letras (FAPA). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS. É Coordenadora do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização - GEPFICA (UFSM), do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES (PUCRS), do Grupo de Pesquisa em Educação Popular na Universidade - GRUPEPU (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Educação Emocional - GRUPEE (UFFS). Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em Alfabetização e Língua Portuguesa. Suas pesquisas estão direcionadas para as áreas da Alfabetização, da Educação Integral, dos Estudos da Linguagem, da Formação Docente, das Políticas Educacionais e da Educação Superior.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Agnol, R. W. D., Marquezan, F. F., & Bittencourt, Z. A. (2024). Políticas estudantis de engajamento na educação superior: um estudo na Universidade Federal Do Rio Grande do Sul-UFRGS. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(1), 99–119. https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.4914

Edição

Seção

Artigos