Dificuldades para o desenvolvimento da educação ambiental como forma de contribuir para a gestão das águas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4724Palavras-chave:
Conscientização Ambiental, Gestão Participativa, Recursos HídricosResumo
A água é um recurso natural, distribuído em dois terços da superfície do planeta, e que é essencial para diversos processos físicos, químicos e biológicos. Apesar da falsa impressão de abundância, grande parte dessa água é imprópria para consumo humano e suas atividades. Além disso, a água é um recurso que carece de atenção, pois sua quantidade e qualidade têm sido comprometidas nas últimas décadas. O presente trabalho realizou uma revisão de literatura com o objetivo de compreender a abordagem do tema água na Educação Ambiental nas escolas, bem como identificar sua interrelação com a gestão das águas. Por fim, demonstrar os caminhos para uma gestão participativa desse recurso, a partir da conscientização ambiental promovida pelas ações de Educação Ambiental formal nas escolas. De antemão, é possível visualizar o longo processo que tais temáticas precisam percorrer, sobretudo no que se refere às concepções e práticas docentes, que, na maioria das vezes, são realizadas de forma superficial e isolada. A isso soma-se o desconhecimento das leis ambientais, que impacta diretamente a participação das comunidades em projetos de Educação Ambiental, principalmente no que se refere à gestão dos recursos hídricos. Por fim, destaca-se a necessidade de mais trabalhos relacionados à temática, com o objetivo de promover reflexões que subsidiem ações nos campos teóricos e práticos com o intuito de promover uma gestão participativa da água no Brasil.