As referências de digital influencers na satisfação corporal de mulheres universitárias

Autores

  • Renata Martins Elesbão Universidade Franciscana - UFN
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4507

Palavras-chave:

Cirurgias plásticas, Imagem corporal, Instagram, Padrões de beleza, Procedimentos estéticos

Resumo

O presente estudo apresenta discussões acerca das referências de digital influencers no comportamento estético e na satisfação corporal de mulheres universitárias. A pesquisa realizada nesse estudo é um levantamento do tipo survey, sendo realizada em quatro etapas: (1º) Elaboração do questionário sobre a temática; (2°) Informatização do questionário pela plataforma Google Forms; (3°) Coleta de dados online; (4º) Análise de Dados. Os resultados apontam para números expressivos de mulheres que desejam realizar modificações corporais seja através da alimentação, prática de exercícios, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Percebe-se a formação de desejos e práticas comportamentais com referência nos padrões estéticos potencializadas por digital influencers da rede social Instagram. Sendo o Instagram uma mídia social popular na atualidade, são esperados valores e investimentos no processo de pertencimento social. Portanto, se faz importante estudos e discussões que aprofundem as reflexões sobre as concepções de beleza e o papel das redes sociais na subjetividade da mulher contemporânea.

Biografia do Autor

Renata Martins Elesbão, Universidade Franciscana - UFN

Curso de Psicologia

Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana - UFN

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN). Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2024-01-02

Edição

Seção

Artigos