Ateliês em Reggio Emilia na Educação Infantil: um estudo sobre o estado do conhecimento

Autores

  • Deise Minuzzi Pagnossim Universidade Franciscana - UFN
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4476

Palavras-chave:

Ensino, Propostas pedagógicas, Crianças

Resumo

Este trabalho foi concebido utilizando um recorte da dissertação intitulada “O Ateliê na Educação Infantil: Um estudo com gestores e professores do Núcleo Infantil Luizinho de Grandi Santa Maria, RS”, do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), da Universidade Franciscana (UFN), a partir do estado do conhecimento. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento acerca das produções stricto sensu, na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma TEDE, da UFN, entre os anos de 2017 e 2021, a respeito dos trabalhos realizados sobre a proposta dos Ateliês em Reggio Emilia. Para a busca nas bases de dados, utilizaram-se os descritores “Ateliês’’, “Reggio Emilia” e “Ateliês e Reggio Emilia”, seguidos da mesma busca com a inclusão do termo “Educação infantil” em cada descritor. A partir das buscas realizadas, foi possível quantificar o número de trabalhos, bem como suas peculiaridades como delimitações por área de interesse, e identificar o número de produções por estado e por nível. Além disso, foi possível aprofundar o estudo nos trabalhos de maior afinidade com a proposta, caracterizando, portanto, o aspecto qualitativo da pesquisa.

Biografia do Autor

Deise Minuzzi Pagnossim, Universidade Franciscana - UFN

Pedagoga, Professora na Educação Infantil no município de Santa Maria, Mestranda do MEHL

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Minuzzi Pagnossim, D., & dos Santos, E. A. G. (2023). Ateliês em Reggio Emilia na Educação Infantil: um estudo sobre o estado do conhecimento. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 175–186. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4476

Edição

Seção

Artigos