Ateliês em Reggio Emilia na Educação Infantil: um estudo sobre o estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4476Palavras-chave:
Ensino, Propostas pedagógicas, CriançasResumo
Este trabalho foi concebido utilizando um recorte da dissertação intitulada “O Ateliê na Educação Infantil: Um estudo com gestores e professores do Núcleo Infantil Luizinho de Grandi Santa Maria, RS”, do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), da Universidade Franciscana (UFN), a partir do estado do conhecimento. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento acerca das produções stricto sensu, na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma TEDE, da UFN, entre os anos de 2017 e 2021, a respeito dos trabalhos realizados sobre a proposta dos Ateliês em Reggio Emilia. Para a busca nas bases de dados, utilizaram-se os descritores “Ateliês’’, “Reggio Emilia” e “Ateliês e Reggio Emilia”, seguidos da mesma busca com a inclusão do termo “Educação infantil” em cada descritor. A partir das buscas realizadas, foi possível quantificar o número de trabalhos, bem como suas peculiaridades como delimitações por área de interesse, e identificar o número de produções por estado e por nível. Além disso, foi possível aprofundar o estudo nos trabalhos de maior afinidade com a proposta, caracterizando, portanto, o aspecto qualitativo da pesquisa.