Como unir o uso das tecnologias e as políticas públicas visando melhorar a qualidade na educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4203

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre a atual situação educacional considerando as transformações que foram necessárias após dois anos vivenciando uma pandemia, seja a partir de um ensino híbrido ou da necessidade de aulas remotas. Foram feitas considerações sobre as políticas públicas, de que forma elas contribuíram para a melhora na qualidade educacional e como podemos utilizar as políticas públicas no cotidiano escolar. A partir de uma análise qualitativa e documental, buscaram-se referências sobre o que foi implementado, bem como que estratégias foram pensadas para melhorar a qualidade na educação envolvendo tecnologias e políticas públicas. Destacou-se também a utilização de políticas públicas como meio para se obter o mínimo de recursos aceitáveis para utilizar as tecnologias na educação, desde formação profissional até recursos que permitam a utilização desta ferramenta tão evidente nos dias atuais. Desse modo, propomos um olhar mais cuidadoso com a inserção das tecnologias na educação, para que esse recurso se mantenha em uso com o fim da pandemia e a volta à normalidade após esse período de reinvenção da forma de compartilhar o conhecimento.

Biografia do Autor

Fabrício Tonetto Londero

Doutorando em Educação pela UFSM e mestre em Ciência da Computação pela UFSM (2016); Especialista em Gestão de Banco de Dados pela ULBRA (2015) e em Aplicações para Web pela FURG (2015); Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela UFSM (2016); Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIFRA (2012).

Gabriela Girelli

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Laís Falcade

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Londero, F. T., Girelli, G., & Falcade, L. (2022). Como unir o uso das tecnologias e as políticas públicas visando melhorar a qualidade na educação?. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(1), 47–56. https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4203

Edição

Seção

Artigos