Egressos de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana: acompanhamento de trajetória em um recorte pelo currículo Lattes

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN
  • Carlos Henrique da Costa Barreto Universidade Franciscana - UFN
  • João Victor Silveira Teixeira Universidade Franciscana - UFN
  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4186

Resumo

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda conta com a proposta de realizar “processo avaliativo por meio de pesquisa com os egressos do curso buscando verificar a capacitação para atuação profissional” (PPC, 2020). O objetivo geral deste estudo é obter um recorte da trajetória dos egressos da Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana após graduação, com ênfase naquele que seguiram estudando após a conclusão do curso. A pesquisa tem natureza qualiquanti e foi desenvolvida observando o currículo lattes de 502 egressos para coletar as informações. A primeira etapa mostrou quantos alunos deram continuidade à trajetória acadêmica, e a pesquisa teve continuidade com uma análise de conteúdo para tratamento dos dados. Constou-se que 22% do total deu continuidade na trajetória acadêmica, especializações, mestrados e doutorados. Após conclusão com reflexões, uma ação desenvolvida no curso para ampliar o relacionamento entre os egressos e a Universidade Franciscana ainda foi debatida.

Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana - UFN

Publicitário. Aluno do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

João Victor Silveira Teixeira, Universidade Franciscana - UFN

Aluno do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Graziela Frainer Knoll é professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Pós-Doutorado no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM), Licenciada em Letras - Português e Literaturas (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Ghisleni, T. S., Barreto, C. H. da C., Teixeira, J. V. S., & Knoll, G. F. (2022). Egressos de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana: acompanhamento de trajetória em um recorte pelo currículo Lattes. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(1), 57–70. https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4186

Edição

Seção

Artigos