O Fanzine como ferramenta de leitura, interação, comunicação e interpretação nos contos de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4068

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a experiência do uso de fanzines como ferramenta para ativar o interesse pela leitura e compreensão dos temas discutidos em contos da escritora Clarice Lispector. A atividade contou também com o objetivo de ampliar a integração e comunicação entre os alunos, funcionários e professores do Colégio Antônio Alves Ramos, a partir da distribuição dos fanzines produzidos em aula. A metodologia utilizada tem natureza qualitativa e apresenta um relato de experiência do primeiro autor. A produção de fanzine serviu como estímulo à leitura dos contos “Amor”, “Felicidade clandestina” e “Feliz Aniversário” e surgiu pela necessidade dos alunos por uma atividade de livre formatação, distribuição e expressão. Os resultados obtidos demonstraram que a atividade sugerida proporcionou uma forma mais estimulantes e incentivadora à leitura e interpretação dos textos.

Biografia do Autor

Alexandre Roberto Camillo Flores, Universidade Franciscana - UFN

Aluno do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Flores, A. R. C., & Ghisleni, T. S. (2022). O Fanzine como ferramenta de leitura, interação, comunicação e interpretação nos contos de Clarice Lispector. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(2), 83–93. https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4068